Por André Costa via Canal Metalinguagem

Quem são os Defensores da Terra?

Bem-vindos de volta, ilustres fãs de quadrinhos. Vou tentar animar sua quarentena falando de um desenho animado que fez muito sucesso na nossa tevê nos anos 80: Os Defensores da Terra.

Esse desenho é uma parceria do grupo King Features Entertainment, detentora dos direitos dos personagens, e da Marvel Productions, uma subsidiária da Casa das Ideias.

Os Defensores da Terra têm como membros personagens clássicos que surgiram nas tiras de jornal dos anos 30 e foram adaptados para o desenho em questão. Fazem parte desse grupo: o herói intergaláctico Flash Gordon; Mandrake, o mágico; seu parceiro de aventuras Lothar e o Fantasma. Também faz parte da equipe seus filhos, que foram criados especialmente para a animação: Rick Gordon, filho de Flash Gordon; Kshin, filho adotivo de Mandrake; LJ, filho de Lothar; Jedda, filha do Fantasma. É claro que não podem ser esquecidos os animais do grupo: a pantera de Jedda, Kisa e Zuffy, um bichinho fofinho oriundo do planeta Mongo.

Lothar, Flash Gordon e o Fantasma

A animação foi produzida em 1986 e possui 65 episódios. A história se passa em 2015. Flash Gordon reuniu a equipe para que pudessem frustrar os planos do seu arqui-inimigo, Ming, o Impiedoso, soberano do planeta Mongo, de se apossar de recursos naturais da Terra.

A grande sacada do desenho, ilustres fãs, foi ter dado uma repaginada nesses personagens clássicos. Prova disso é que, no original, apenas o Fantasma tinha filhos. Além disso, o Mandrake está mais poderoso e não se limita a criar apenas ilusões. O Lothar é apresentado usando roupas comuns, abandonando seus trajes tribais e possui grande força física. O Fantasma, por sua vez, ao evocar a Força dos Dez Tigres, adquire poderes sobre-humanos por um determinado período de tempo.

Ming, o Impiedoso soberano do planeta Mongo

Apesar do grande rival da equipe ser Ming, os heróis enfrentam outros inimigos e perigos. Em alguns episódios, o Fantasma, reencontra seu irmão Kurt amargurado por não ter sido escolhido para ser O Espírito-Que-Anda, Mandrake confronta seu inimigo, o Doutor Dark e por último, mas não menos importante, a esposa de Flash Gordon é morta por Ming e tem sua personalidade transferida para o computador Dynak X, uma inteligência artificial que fica em Monitor, a base de nossos heróis.

O perverso Ming, o Impiedoso, tem como aliados principais a inteligência artificial em forma de polvo Octon e Garax, comandante dos robôs de gelo. Seus filhos, o príncipe Kro-Tan e a princesa Castra aparecem em poucos episódios. O tirano também possui um mascote: Mongor, um animal que se assemelha a uma serpente gigante. Para facilitar seus planos de conquista, Ming transferiu sua base de operações para a região ártica da Terra.

A animação fez com que os jovens conhecessem esses heróis clássicos. O sucesso foi tamanho que foram produzidos jogos de videogame, produtos licenciados e miniaturas dos heróis.

Caso você nunca tenha ouvido falar desses personagens e tenha ficado curioso, acompanhe o texto que fiz especialmente para vocês.

Fantasma e a Força dos Dez Tigres

O Fantasma surgiu em 1936 e também foi criado por Lee Falk. Ele foi o primeiro herói dos quadrinhos a usar um traje colante e uma máscara que tapava os olhos do seu usuário. O manto do Fantasma passa de pai para filho há 400 anos. Eles seguem o juramento de seu antepassado Kit Walker, que teve seu navio abordado por piratas, de lutar contra a pirataria e a injustiça em todas as suas formas. Sua base de operações fica em Bengala, um país fictício da África. As pessoas acreditam que o mesmo homem tem usado o uniforme no decorrer dos séculos. Por isso, é conhecido como “O Espírito-Que-Anda”. Seu par romântico é Diana Palmer, que trabalha no Departamento de Direitos Humanos da ONU, com quem se casou e teve um casal de gêmeos. Kit e Heloise. Convém ressaltar que esse é o 21º Fantasma, enquanto que o dos Defensores da Terra é o 27 º.

Flash Gordon foi publicado pela primeira vez em 1934 e foi criado por Alex Raymond. O cientista e inventor Dr. Zarkov obriga o playboy Flash Gordon e seu par romântico, a repórter Dale Arden, a embarcarem com ele em uma espaçonave rumo ao planeta Mongo. Lá conhecem o poderoso soberano e tirano daquele planeta, Ming, o Impiedoso.

Mandrake, o mágico, apareceu pela primeira vez em 1934 e foi criado por Lee Falk. Ele desenvolveu seus poderes estudando, quando jovem, na Escola de Magia de Theron. Na maior parte de suas aventuras, conta com a companhia de Lothar. Tido como o homem mais forte do mundo, Lothar abdica do seu trono em um reino da África e passa a ser companheiro de aventuras de Mandrake. O par romântico de Mandrake é a princesa Narda, com a qual chegou a se casar.

Em 2016, foi publicada no Brasil a revista Kings Watch: Defensores da Terra, que reconta como os heróis se conheceram. Nos Estados Unidos foram publicadas diversas revistas em quadrinhos que dão continuidade a essa história.

Espero que, nesse período difícil que ultrapassamos, ter trazido boas lembranças pra você, ilustre leitor. Caso você nunca tenha visto esse desenho e ficou curioso, quase todos os 65 episódios estão disponíveis YouTube.

Até breve!

__________________________________

André Costa, 44 anos. Professor de Inglês em escola regular, escritor, tradutor. Apreciador da Cultura Nerd em geral, principalmente de quadrinhos de Super-Heróis. Autor do livro Cavaleiro das Trevas: Uma Leitura Sócio-Cultural e Ideológica do Batman.

1 Comment

  1. Eto disse:

    Caramba, que saudades desse desenho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *