Brave Souls Gold Edition: Cancelado!

Brave Souls Gold Edition teve sua data de realização alterada por conta da pandemia de COVID-19, agora, torna-se mais um evento à cancelar oficialmente a sua realização.

Conversamos com Júlio Parancini, organizador e um dos responsáveis pelo Brave Souls, para saber quais foram as consequências do cancelamento e as perspectivas para os eventos Geek/Nerd no ano de 2020.

1) Júlio, o Brave Souls Gold Edition, foi um dos últimos eventos a decidir pela não realização na data prevista. Até que momento vocês acreditaram que seria possível realizá-lo e o que foi definitivo para o cancelamento?

R: Esperamos até 3 semanas antes. Seria o maior evento da região a ser realizado nos últimos anos, então conferimos de perto o avanço da pandemia, as decisões do prefeito da cidade e do governador do estado. Durante esse percurso, fomos nos precavendo de eventuais problemas, como deixar no gancho um pedido de 2.000 máscaras para atender nosso público, que também confiou bastante na realização do evento até o fim, pois tivemos uma porcentagem irrisória de pedidos de devolução de dinheiro dos ingressos. Infelizmente não tivemos outra alternativa a não ser cancelar, pois as datas de quarentena foram sendo prolongadas e ultrapassaram nossa data limite.

2) Já existe alguma nova data em mente para o evento ou na atual situação é impossível prever quando ele será realizado?

R: Desde o começo do projeto do Brave Souls temos arriscado, com convidados de primeira linha e locais com infraestrutura similar aos melhores eventos do país. Por termos planejado há muito tempo, já temos o contrato de todos os próximos eventos. Vamos segurar a informação por enquanto para não desapontar os fãs que nos acompanham, pois não sabemos quanto tempo vai durar essa crise, mas podemos adiantar que queremos retomar o trabalho o quanto antes.

Irmãos Piologo, uma das atrações que participariam do Brave Souls

3) No caso do Brave Souls, estavam confirmados os Irmãos Piologo, que possuem um canal com quase 2,5 milhões de inscritos, e Guilherme Briggs, possivelmente o mais conhecido nome da dublagem brasileira no momento. Vocês conseguirão manter as atrações para a próxima data?

R: Os Irmãos Piologo são pessoas sensacionais. Apesar de fazerem muita bagunça em seu canal, quando se trata de profissionalismo, eles são extremamente zelosos com seus parceiros e atendem de prontidão os apelos de seus contratantes. Entenderam perfeitamente o momento delicado que estamos vivendo nesse momento e colocaram-se a disposição para a próxima data. Quanto ao Briggs, infelizmente, não pudemos manter uma data futura com ele, por motivos contratuais e de agenda do dublador, que é extremamente lotada. Não descartamos uma reaproximação em eventos futuros.

4) A organização consegue calcular qual foi o montante aproximado das perdas decorrentes do cancelamento?

R: É complicado falar de prejuízo em um momento como esse, em que 70% da população não sabe como vai comprar a comida para sua família no mês que vem, por conta da crise terrível que se instaurou em nosso país decorrente dessa pandemia. Tivemos um prejuízo grande, pois o evento Gold teve um investimento muito alto para atender a demanda cada vez maior do público Geek, que é o que mais cresce no mundo. Investimos forte em local, convidados e principalmente propaganda. Todo esse marketing físico e virtual, em decorrência do adiamento/cancelamento do evento, acaba por ser um investimento que não teremos retorno.

5) Como ocorrerá o ressarcimento dos valores pagos pelos ingressos?

R: Nossa venda virtual é feito pelo eventbrite. Todos que compraram podem pedir imediatamente seu ressarcimento, que demora apenas alguns dias. Para os ingressos vendidos em lojas físicas, temos que aguardar a reabertura do comércio para começarmos o processo de devolução. Sabemos o quão difícil é para um fã desistir do evento e pedir seu reembolso, por isso vamos fazer uma super promoção para quem comprou seu ingresso e não poderá participar no mês de abril. Para o evento dos Irmãos Piologo, todo mundo que não devolver os ingressos ganhará uma cortesia para levar um amigo. Apesar de não podermos contar com o Briggs para nosso evento oficial do segundo semestre no mês de outubro, quem quiser ficar com o ingresso também receberá uma cortesia por continuar conosco.

6) Os eventos Nerd/Geek vinham ganhando força no interior, demonstrando que nem só de CCXP vivem os fãs. Agora, o público, os cosplayers, e os artistas que expunham seus trabalhos nestes eventos, vivem momento de incerteza, sem saber quando e se voltaremos à normalidade. Qual é sua opinião? Acha que ainda para este ano voltaremos a ter os eventos de forma semelhante ao que eram ou devemos ter um inverno ainda mais longo?

R: Eu sou uma pessoa bastante otimista e acredito que no segundo semestre a pandemia estará bem controlada e será possível o retorno dos eventos por todo o Brasil. Minha preocupação real é com o fator econômico. Milhões de brasileiros dependem do comércio para seu sustento. A bola de neve dessa crise pode afetar alguns eventos, pois o público talvez segure um pouco as rédeas por conta do número muito alto de desempregados que teremos nesse ano. Ainda assim devemos nos manter otimistas, pois nosso país pode sair mais forte desse problema global.

7) Por fim, algum recado para todos aqueles que estavam ansiosos pelo evento?

R: Nós realmente pedimos desculpas a todos os nossos amigos, fãs e seguidores. Sabemos o quanto vocês aguardavam por um evento desse porte em nossa região e lutamos até o último instante para torná-lo realidade. A não desistência de quadrinistas, lojistas e público para com o evento nos levou a acreditar que vocês realmente acreditaram até o fim, assim como nós, que seria possível fazer um mega evento nesse pedaço do país. O que podemos dizer é que, apesar de todos os problemas que esse cancelamento acarretará para seus idealizadores, nós não vamos abandoná-los. O Brave Souls é um projeto com alicerce forte e veio para ficar e colocar nossa região no mapa dos grandes eventos do Brasil. Obrigado a todos que nos acompanham e torcem por nós. Juntos, somos mais fortes.

2 Comments

  1. Roj Ventura disse:

    Por conta dessa dedicação e atenção ao público, acredito que o próximo evento será ainda maior do que seria este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *