Ele encarna o líder dos Vingadores nos eventos há quase dez anos, voluntário do “Heróis do Bem”, ama a reação das crianças e acredita que há muito tempo, o Capitão América deixou de ser apenas um símbolo dos valores norte-americanos. Defende que heróis como ele e Superman (outro de seus cosplays) ainda são populares e representam a luz em tempos sombrios.
Leitores, avante!
1) O Capitão América é um personagem que, por razões bastante óbvias, está ligado a um profundo sentimento patriótico e de defesa dos valores e princípios norte-americanos. Você acha que hoje, tanto no cinema, quanto nos quadrinhos, o herói ultrapassou essa visão e se tornou algo maior?
R: Sabemos que ele foi criado bem durante a segunda-guerra mundial para levantar o animo das tropas americanas, então, é verdade, ele era o simbolo total de patriotismo norte-americano, o famoso sonho americano, mas eu acho que lá atras com a entrada nos Vingadores, e agora com a popularização da Marvel, ele deixou essa banca norte-americana um pouco para trás. Nos filmes, notamos que ele deixou para trás o discurso patriótico e até os símbolos americanos que estavam no uniforme devido aos eventos de guerra-civil. Nos quadrinhos foram inúmeras as vezes em que o Capitão se voltou contra o governo americano devido a conflitos ideológicos. Vejo agora ele mais como um guardião da liberdade mesmo. Um defensor do mundo, não apenas um soldado patriota americano.
2) Lembro-me que na época em que Chris Evans foi escalado para ser o Capitão América, houve grande resistência em relação ao seu nome, até porque o ator já havia interpretado o Tocha Humana nos primeiros dois filmes do Quarteto Fantástico, em um tom bastante cômico. Você também ficou preocupado na época e o que achou da atuação dele?
R: Infelizmente, fiquei preocupado sim. Eu via o Capitão como um soldado já veterano e mais envelhecido, com um porte mais maduro que o Evans na época. Hoje eu bato palmas para o Chris. Ele ganhou nossos corações com um Steve Rogers ingenuo no começo, e agora temos um Capitão maduro, confiante e líder como queríamos ter!
3) Já que estamos falando de cinema, qual foi o melhor filme do Capitão em sua opinião? E o seu momento mais épico?
R: Pra mim, o The Winter Soldier (Capitão America 2 o Soldado Invernal) é o melhor filme da trilogia do Capitão e também do MCU inteiro! É um filme intrigante e inteligente. Já o momento mais épico, mais ainda do que a luta com o Mjolnir vs o Thanos, foi o Capitão sozinho contra as tropas de Thanos, já sem forças, quando os portais abrem, e o MCU inteiro sai deles, arrepiooooooo só de lembrar!
4) Por acaso, você já teve a oportunidade de assistir “Capitão América”, filme produzido na década de 90, e que tinha o ator “Matt Salinger” como Steve Rogers/Capitão América?
R: Sim e eu gosto dele!!! Tenho um DVD dele que foi re-masterized! Pra fãs , eu recomendo!
5) Além do Capitão América, você também faz Cosplay do Superman; eles são considerados os maiores “escoteiros” de seus respectivos Universos. Por que você gosta tanto desses personagens? Você acha que nos dias atuais eles perderam espaço para os chamados anti-heróis, como Wolverine, Justiceiro e Deadpool?
R: Eu gosto deles por representarem luz em tempos sombrios. Por seguirem o caminho difícil de ser bom em um mundo que pune os bons! Eu acho que os anti-heróis ganharam popularidade, eles são mais ‘humanos’, infelizmente, mas o respeito pelos nossos escoteiros nunca caiu. Mesmo no subconsciente de alguns, são respeitados como ícones, heróis dos heróis.
6) Sobre o cosplay; antes dessa entrevista você disse que ele é parte feito por você e parte comprada. Quanto tempo ele levou para ficar pronto? Que partes você fez e quais você comprou? Qual foi o custo total?
R: Ele ainda não esta pronto! Hahaha, sempre falta um detalhe ou outro. É uma constante evolução, por isso o custo total acaba sendo alto, perto dos 2 mil reais. As partes de tecido e couro são feita pelos nossos queridos Cosmakers, eu geralmente faço algum retoque ou pintura, ou algum acessório ou detalhe que me agrada!
7) Desde quando você faz o Cosplay do Capitão e qual costuma ser a reação das pessoas e das crianças ao te encontrarem?
R: Desde a estreia do filme The First Avenger em 2011. Caramba, são quase 10 anos! A reação das crianças, juro por deus, é o motivo de eu ainda ser o Capitão America! Elas realmente acreditam! Se perguntam: é ele mesmo??? É surreal, essa magica, pra mim, é o combustível.
8) Você apenas se veste como o personagem ou muda a entonação da voz e a postura para ficar semelhante ao Capitão do Evans?
R: O play do cosplay é isso! Podem notar nas fotos que eu faço carão e ate falo diferente. No uniforme eu sou o Capitão e tento agir como ele também!
9) Já trombou muitas vezes com Cosplays de Homem de Ferro? A reação foi amistosa ou terminou em confronto físico?
R: Olha geralmente acontece uma briguinha, mas depois tiramos foto e rola uns abraços! Ahahahhah, é gostoso demais! Nunca um confronto físico! As magoas ficaram para trás!
10) Por fim, essa é uma pergunta padrão para encerras nossas entrevistas: Dentro da sua vida, qual a importância do universo cosplay?
R: A importância eh toda. É meu principal Hobbie. É meu combustível para a alma (faço voluntariado com os HERÓIS DO BEM). Neste universo eu conheci pessoas, amigos, e anjos que estão comigo e estarão pra vida toda! Fora que as vezes eu consigo uns jobs-cosplay e consigo uns trocados!
_________________________________
Para entrar em contato com Guilherme ou com o grupo Heróis do Bem:
Facebook: https://www.facebook.com/draghescosplay
Facebook Heróis do Bem: https://www.facebook.com/HeroisDoBem/
Instagram: @gui.draghe