Cosplayer: Núbia Marques

Ela é Geek, Designer e Cosmaker, prefere os vilões e os anti-heróis, estudou teatro e já levou doze horas para se maquiar e preparar o Cosplay que usaria em um evento (Nebula de “Os Guardiões da Galáxia).

Confira agora a entrevista com Núbia Marques e no final dela um vídeo de seu canal no Youtube, onde mostra todo o processo de criação da armadura do Kratos.

1) Impossível não te perguntar, você já jogou God of War?

R: Sim, já joguei, inclusive faço o cosplay dele exatamente por causa disso, kkk.

2) Trata-se de um Genderbend, certo? Uma versão feminina do Kratos. Há alguma razão em especial para você ter escolhido este personagem, que nos jogos é vingativo e extremamente violento?

R: Sim! Sempre gostei de vilões e anti-heróis; princesas e heróis nunca foram minha cara, cresci jogando jogos extremamente violentos como Resident Evil, God of War, Mortal kombat, Assassin’s Creed, entre outros…então o Kratos foi paixão logo de cara, me apaixonei tanto pela história como pelo personagem em si, na época que jogava, não sabia nem o que era cosplay, mas assim que entrei pra este universo, Kratos, de cara, já entrou para os meus planos…então fazer o cosplay dele, foi a realização de um sonho antigo que eu nem sabia que eu tinha!! kkkk

Cosplay Kratos: Núbia Marques

3) Olhando para sua foto, sem o cosplay, dá para ver que a transformação é total, fica difícil reconhece-la. Quanto tempo você leva para ficar pronta para um evento, incluindo vestir o traje e fazer toda a maquiagem?

R: Depende MUITO do personagem, tem os que não exigem maquiagem, porém a roupa é extremamente complicada, é difícil de colocar e vise e versa, o Kratos me levou em média umas 5 horas em tudo…já tive cosplays mais complicados e uns que em menos de uma hora estava pronta, kkkk. Sugiro que, se for colocar o cosplay pela primeira vez, reserve umas 3 horas pra ele, por mais que seja fácil ou APARENTE ser, kkkk, é sempre bom sobrar um tempo para uma selfiezinha, ou umas fotos mais elaboradas, porque afinal quando você está atrasado não tem tempo para nada.

4) Nada de sorrisos nas fotos, cara de poucos amigos, faz sentido para uma matadora de deuses. Além de vestir o traje, dá para ver que você encarna a personagem. Vários cosplayers com quem conversamos apontam a importância de atuar e não apenas de vestir a fantasia, destacando o “play” do “Cosplay”. Você já fez algum curso de atuação? Tem alguma experiência como atriz?

R: Sim, está certíssimo! Cosplay não é apenas uma roupa que confeccionamos e usamos, é encarnar o personagem em si! Eu fiz teatro durante 4 anos, então sim, tenho experiência na área, mas nunca quis seguir de fato carreira no teatro e nem cinematográfica, sempre gostei mais como um hobbie e eu, sendo uma pessoa extremamente Geek, fiz do cosplay uma maneira de juntar os dois hobbies que mais amava em um!

Cosplay Princesa Ahmanet: Núbia Marques

5) Além de Cosplay, você é Cosmaker. Como e onde começou a paixão por este universo? Você consegue se lembrar qual foi a sensação de ir em um evento como Cosplayer pela primeira vez?

R: Eu venho de uma família de artistas, meu pai, por exemplo, é escultor, então essa parte de pegar algo na mão e transformar naquilo que você quer, sempre esteve no meu sangue, ao entrar no meio cosplay, virar cosmaker foi automático kkk.

Lembro que quando fui a primeira vez como cosplay eu estava muito insegura, medo das pessoas não reconhecerem meu personagem, já que estava usando uma em que o filme iria estrear somente em 2 meses, a Princess Ahmanet (Múmia 2017) – já comecei trevosa kkk, mas no final acabou saindo tudo bem, as pessoas gostam de horror sabe? Elas amam!

E eu acho também que estrear meu cosplay em um evento pequeno também foi a melhor forma de eu começar do zero, algo que eu recomendo.

6) Qual Cosplay que mais lhe deu trabalho para fazer? Qual é o próximo de sua lista?

R: Sem dúvida, a Nebula de “Guardiões da galáxia”, foi meu próprio desafio, primeira pintura corporal, primeiro braço robótico, primeira vez fazendo roupa do zero…e, claro, primeira vez colocando uma careca falsa (como a que uso no Kratos) eu demorava em média umas 12 horas pra me arrumar, hoje em dia consigo em 7 horas, mas na época ..zero preparo kkkkk.

Cosplay Nebula: Núbia Marques

Tenho muitos cosplays nos meus planos, os dois dos meus sonhos, e que sou fã de carteirinha são: o Jack Skellington da animação “O Estranho Mundo de Jack” e o Hellboy (eu ainda vou fazer eles um dia kk), mas o próximo cosplay que irei estrear assim que essa quarentena acabar e o mundo voltar ao normal (esperamos kk) é a Carmilla de Castlevania da Netflix.

7) A pergunta que todo cosplayer responde: Qual é a importância do Universo Cosplay na sua vida?

Bom, na minha vida foi/é simplesmente fantástica, entrando no meio cosplay, conheci muita gente bacana e talentosa, que agregaram muito para meu conhecimento e crescimento, tanto como pessoa, como cosplayer/cosmaker e como na minha carreira profissional de Designer.

Conheci pessoas que acabaram virando meus amigos, que acabaram entrando no meu ciclo de vida, amigos que apoiam os outros e com quem você pode contar (principalmente se seu cosplay der ruim em um evento kkkk).

Comecei a me aceitar e me valorizar mais, nunca tive muitos problemas com essa questão, mas os poucos que eu tive o meio cosplay ajudou a eliminar.

E eu, como designer, digo que o cosplay também me ajudou bastante, em contatos principalmente… trabalho como designer, em manipulação e edição de imagens, então ter ideias é minha função, e o meio cosplay me ajudou, no começo fazia isso com meus cosplays, cenário do personagem em questão…o que agregou ao meu trabalho na área!

Não digo que o meio cosplay é mil maravilhas e não é um meio tóxico, porque estaria mentindo, mas é um meio como todo o outro, cabe a você ver se está agregando mais coisas positivas do que negativas… e se forem negativas, pular fora, mas no meu caso eu tenho bem mais positivas do que negativas para contar e isso que me motiva a cada dia me desafiar a melhorar, principalmente sabendo que existem pessoas que se inspiram em mim.

8) Você tem um canal no Youtube onde fala sobre Cosplay? Onde podemos ver mais sobre o seu trabalho?

R: Sim tenho sim! meu facebook é: Fb.com/NubiaEmDetalhes; meu Instagram é: Instagram.com/NubiaEmDetalhes, na verdade todas meus IGs são @NubiaEmDetalhes (facebook/instagram/Pinterest/Tiktok etc).

Meu canal no Youtube é obviamente “Nubia em Detalhes”, e vou deixar a seguir um vídeo dele, onde descrevo o processo de criação da armadura do Kratos. Espero que gostem e que se inscrevam no canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *