Cosplay: Superman

Cosplayer: James Azevedo Ribeiro

Ele é Cosplayer profissional há 04 anos, considera que está vivendo a melhor fase de sua vida e já chegou em aniversários disfarçado com óculos para não ser reconhecido.

Com vocês, James Azevedo, o Superman.

1) Eu tenho que perguntar, quando você tira os óculos, penteia o cabelo de forma diferente e veste a roupa, seus amigos não te reconhecem mais?

R: Não é bem assim na vida real, mas confesso que em alguns aniversários infantis já cheguei exatamente disfarçado de óculos e boné para não estragar a surpresa!

Cosplay Superman: James Azevedo

2) Apesar da brincadeira, essa inocência do disfarce de Clark Kent é típica da época em que foi criado o personagem. Superman surgiu em 1938, ou seja, lá se vão mais de 80 anos desde que Jerry Siegel e Joe Shuster imaginaram o último filho de Krypton. Embora seja um dos personagens mais poderosos da DC Comics, se recusa a matar e evita ao máximo ferir seus oponentes. Você acha que hoje em dia, esse tipo de comportamento ainda encontra o seu lugar?

R: Um Herói não faz menos do que se espera dele, eu penso que é aí que se encontra sua essência, onde pessoas normais como nós podemos buscar inspiração e lições para nossas vidas.

3) Christopher Reeve encarnou o herói em 4 filmes, e é até hoje considerado referência quando pensamos no personagem. Brandon Routh seguiu a mesma linha de interpretação em “Superman – O Retorno”, tentando inclusive copiar alguns dos trejeitos de Reeve. Finalmente, temos Henry Cavill, com uma forma diferente de representar o Homem de Aço. Qual deles encarnou melhor o personagem? Quando você veste a fantasia, também procura mudar a postura e a entonação de voz? Usa estes atores como referência?

R: Christopher Reeve imortalizou a imagem do Superman, dificilmente alguém irá supera-lo, Brandon Routh curiosamente é o ator que eu mais me identifico na questão da aparência, lamento pelo filme dele ter sido tão abaixo da expectativa; o Henry Cavill, na minha opinião, fez o melhor filme, como eu gosto do Man of Steel, e o traje também trouxe um evolução muito grande, quando visto o cosplay do Superman, me sinto diferente, sinto que tenho que representar a imagem que todos querem ver do Homem de Aço.

4) Já que estamos falando sobre fim da inocência e atuação, em “Homem de Aço”, o Superman de Cavill permite que seu pai morra diante dos seus olhos para preservar sua identidade, e mata o seu inimigo, o General Zod. Como você enxergou essa mudança de postura do herói?

Cosplay Shazam: James Azevedo

R: Eu não mudaria nada, cada atitude nos convida a refletir, (não que sua identidade seria preservada, pois ele já tinha feito atos Heroicos antes sem o uniforme, quando ele salva o ônibus escolar e na plataforma de petróleo) mas a morte do seu pai, foi uma escolha do próprio pai, na qual ele pretendia deixar um legado para o resto de sua vida, mas não acho que tal morte fosse necessária, e ele poderia ter evitado sem maiores consequências, sobre o final do filme, ele teve que escolher o mais obvio, ele não tinha outra opção, em certos momentos temos que fazer papel de juiz e escolher o que achamos certo, mesmo que divida opiniões.

5) Além do Superman, quais outros Cosplays você faz?

R: Batman, Flash, Shazam, Homem aranha (5 versões diferentes) Capitão América, Homem de Ferro (Mark 46 e 85), Thor, Pantera Negra, Deadpool, e Wolverine.

6) A velha discussão, Batman vs Superman, quem ganha?

R: O Superman sempre vai ser o meu preterido e vitorioso, mas gosto dos dois, só não acho que isso deveria ser um duelo com um lado vencedor.

7) Finalmente, a pergunta que sempre fazemos no final, qual a importância que o universo Cosplay tem na sua vida?

R: Fazem 4 anos que eu entrei nesse universo, sempre gostei e nunca me envergonhei de aparecer em público vestido de Super Herói,  digo com certeza que está sendo a melhor fase da minha vida, tive momentos de glória e um momento em que me tornei o próprio vilão, sei que um dia, tudo isso vai passar e me trazer uma enorme saudade, as amizades que fiz os eventos que participei, os lugares que visitei, cada adulto e criança que se encantou com minha arte, espero poder viver um pouco mais de toda essa emoção.

Gostaria de agradecer a oportunidade e convidar a todos para acompanhar meu trabalho no Instagram @jamesbrabo, onde tem fotos e vídeos com todos os meus cosplays!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *