Espectro Girl: A Empresa Doentia e Sombria que é o Pop Sul Coreano

Por Espectro Girl

Quando as pessoas conhecem o pop sul coreano, o tão amado quanto odiado kpop, sempre se impressionam com as performances pesadas e complicadas, os vídeos impecáveis e aquele grupo de pessoas sincronizadas e assustadoramente bonitas e perfeitas. Um grande erro de grande parte das pessoas é se agarrar a isso, acreditar que aquilo que vemos pela tela do celular é a mais absoluta verdade, que aqueles cantores são seres imaculados que aprendem as coreografias da noite para o dia sem esforço algum, sequer param para pensar um pouco e notar que tem algo muito errado ali; errado e pesado.

Tudo costuma começar em uma audição, o suposto início de um sonho, onde você se inscreve e vai apresentar seu rap, sua dança, seu canto, ou até mesmo sua atuação e beleza para ser ator ou modelo daquela empresa, e o maior erro é pensar que é só passar por essa audição que no mesmo instante você é encaminhado para um grupo de kpop e já terá sua data de estreia marcada, e um mar de fãs te esperando e montando fc’s pra você no twitter ou no instagram.

Você passou na audição? Que legal! Assine esse contrato para confirmar que você desistiu da sua vida e deseja se juntar a esse submundo.

Você passará a ser um trainee, uma época cruel e doentia, com rotinas para acordar às cinco da manhã para treinar até às dez horas da noite, dança, vocal, rap, tendo apenas uma refeição no dia constituída por uma batata doce e iogurte; como era de se esperar, muitos não aguentam a rotina massiva e desistem pelo bem da própria saúde mental e física, existem vários que largam suas escolas/faculdades para investir seriamente nesse ramo. Ah, mas apenas de dois a seis meses de treinamento, não é? Infelizmente trago a triste notícia de que não é bem assim. A Jihyo, líder do grupo TWICE foi trainee por dez anos, dez anos nessa rotina cruel, e Seulgi do grupo Red Velvet foi por sete anos; você não recebe um papel escrito por quanto tempo você vai precisar treinar, permanece ali no estoque até que precisem de algo diferente para se entreterem.

Parabéns, você completou seu tempo como trainee! Vamos debutar em um grupo? Assine aqui novamente, perdendo totalmente a posse de seu tempo, privacidade, corpo e relacionamentos íntimos.

Grande parte das empresas exigem que por um determinado tempo você não tenha qualquer tipo de relacionamento amoroso, e você também não pode mais ver sua família e amigos, passará a morar junto com outros trainees selecionados para debutarem no mesmo grupo contigo. Mas está achando que vai estrear com essa cara? Nada disso! Você assinou o contrato então a empresa tem o poder de fazer qualquer tipo de cirurgia plástica que achar necessário para você ficar com um rosto e corpo perfeitos, inclusive esse seu cabelo curtinho, vai virar um cabelão comprido em um piscar de olhos – talvez um piscar demorado porque você dormiu dopado pelos remédios que te deram.

Você já está com o corpo tão magro que é possível ver o contorno de seus ossos, seu rosto parece de um internado e a pele tão pálida depois de não ver o sol por meses; seu tempo de atuação ajudou a perceber que você não pode ser você mesmo? Você vai ser o integrante fofo e inocente do grupo, pouco ligamos se na verdade você é irritado com piadas de duplo sentido, na frente das câmeras esse é você, enquanto seu colega de grupo vai ser o piadista e feliz mesmo com transtornos psicológicos desenvolvidos durante o período de trainee, e seu outro colega que só tem quinze anos de idade vai carregar todo o peso do grupo nas costas.

Tudo pronto? Luzes, câmera, ação!

O Kpop é uma empresa totalmente artificial, insana e doentia, informações que são vazadas por empresas de fofoca como a dispatch acabam nos chocando, afinal acreditamos naquela figura divina em que a empresa transformou aquela pessoa, então saber que ele na verdade está noivo e vai ser pai é um absurdo! E ela está namorando um integrante de um grupo famoso e foram vistos comprando camisinhas? Ela é uma puta! A outra que tem um problema de saúde e não foi medicada devidamente para se apresentar e demonstrou sinais de fraqueza na performance do dia? Vagabunda folgada, não sabe nem fazer o único dever dela!

Respectivamente foram citados Chen, do EXO, a Krystal do F(x) em seu ex relacionamento com Kai (EXO), e Jennie do BlackPink, essas não foram nem as piores coisas que ouviram e leram, nem de longe.

Sana, integrante do TWICE, que teve seu figurino alterado para ser mais chamativo para o público masculino

Como foi citado, você perde até mesmo a posse de seu corpo para a empresa, é muito comum para fazer grupos femininos estourarem entre o público masculino obriga-las a usar vestes absurdamente curtas e vulgares, pouco ligando se aquilo irá afetar sua performance na dança, o importante no fim das contas é aparecerem homens cheios de dinheiro para investirem naquelas roupas curtas até os bolsos da empresa estourarem de tanto dinheiro que conseguirem, e pasmem, as cantoras recebem, em média, chutando alto, 18% do lucro total das promoções. Se seu álbum faturou 100 mil, você irá ganhar 18 mil ou nem isso, independentemente de quantas vezes você desmaiou treinando por dois meses inteiros tendo menos de seis horas de descanso diário com uma refeição que não repõe nem 30% da energia necessária.

Mas se as roupas minúsculas e movimentos sensuais atraem apenas o público masculino para o kpop, como atraem o público feminino?

Bom, os rapazes treinam tanto quanto as garotas, porém de forma muito mais intensa e insana, afinal eles não dão gastos mensais com remédios para cólicas e absorventes ou até coisas mais pesadas para que não atrapalhem o show, os rapazes muitas vezes aparecem em público com lesões sérias por treino exagerado sem descanso, no começo de 2019 temos como exemplo o integrante Haechan, do grupo NCT 127 e NCT Dream, por negligencia com a saúde do rapaz, ele fraturou sua perna em um treino e teve que ficar afastado, assim como Jaemin desse mesmo grupo, que passou um ano inteiro afastado por uma hérnia de disco, e assim que retornou às atividades, a primeira coisa que a empresa vez foi montar uma coreografia onde ele se ajoelhava e um outro integrante mais alto e pesado que ele ficava de pé em suas costas.

“N”, Líder do Grupo VIXX, que desmaiou em meio a uma performance por falta de descanso e temperatura elevada.
Hyeri, Integrante do Girls Day, que colapsou em uma performance ao vivo.

Para a empresa, quanto mais lucro, melhor, pouco importa a saúde de seus artistas, e se suas fobias acabam se tornando entretenimento, como aconteceu com o integrante Hansol (atual Navinci) em seu antigo grupo; em um programa de entretenimento foi obrigado a se enfiar em uma aglomeração e começar a pedir a várias pessoas para sair, o único problema foi a fobia social do rapaz que o fez chorar em meio ao desafio, e Jenissi e Nakta foram correndo acudir o rapaz que já tampava os próprios olhos enquanto chorava com medo. Existe o caso também do integrante Hendery do grupo chinês/coreano WayV, que possui uma fobia de sapos e foi trancado em uma sala com esses animais, em desespero o rapaz conseguiu escalar paredes e ficar pendurado lá com medo.

A luzes e confetes são chamativos e atrativos em performances ao vivo, mesmo que a integrante Joy do Red Velvet tenha sofrido um acidente e prejudicado sua audição, qualquer estouro faz com que sua mente rode de tanta dor, mas isso não vem ao caso, a empresa com a garota caindo no chão de dor ou saindo correndo do palco por não aguentar o barulho; o importante é ficar bonito, a artista a gente pode usar, gastar, esturricar até ela não aguentar e se matar como vários outros cantores e atores nessa indústria. Problemas psicológicos? Não ligamos! Continue trabalhando, e se você ousar quebrar o contrato, faremos da sua vida um inferno.

Você provavelmente se deparou com alguns desses nomes nos últimos anos, Jonghyun do SHINee, Sulli do F(x), Cha InHa, Goo Hara do KARA. Cantores que lidam diariamente com pressão, críticas, ataques, ódio, fãs perseguidoras que invadem seus dormitórios e tentam os assaltar, bater, e algumas até mesmo matar; uma grande parte possui algum transtorno psicológico que as empresas preferem esconder e jogar para debaixo do tapete, dizendo que está tudo bem e que o cantor apenas saiu de seu personagem, e, ops, ele se matou, a empresa nunca notou que ele estava em uma rotina doentia que ela mesma montou, infelizmente não tinha como resolver esse problema.

Jungwoo, integrante do NCT U e NCT 127, assumidamente com pânico e ansiedade em crise antes de sua primeira performance, sendo filmado e publicado como entretenimento.

Não é de agora que a empresa do kpop é algo grotesco e doentio, as fãs apenas fingem não saber – ou de fato não sabem – e consomem demasiadamente os produtos de pessoas falsas, que precisam vender uma imagem de quem eles não são, andar em corpos que não são os deles, dançar com uma força que foi ganha com anabolizantes pesados, e suprimir sua vida humana tão fundo a ponto que ela suma e você esqueça quem é, se perca em uma confusão eterna, e ao cansar e não suportar mais, de um fim na sua vida, é mais barato para você e para a empresa.

__________________________________________

Espectro Girl se apresenta dançando K-Pop em eventos, mas dorme bem, se alimenta bem, e tem uma vida social razoavelmente saudável.

1 Comment

  1. Everton Nucci disse:

    Estou chocado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *