Mandaloriano – Segunda Temporada, Ep. 10: A Passageira

Por Fernando Fontana

Não caia na teia de spoilers deste texto

O Episódio 10 de Mandaloriano (2º da Segunda Temporada) já deixa claro logo em seu início que Mando (Pedro Pascal) segue sendo um alvo para inúmeros caçadores de recompensa dispostos a qualquer coisa para capturar Baby Yoda e leva-lo para os remanescentes do Império. Felizmente para ele, estes caçadores não tem se mostrado muito competentes.

Em busca da localização de outros Mandalorianos que possam lhe ajudar a cumprir a sua missão, Mando se vê obrigado a transportar uma passageira que diz ter essa informação, e, pior do que isso, por estar transportando sua prole (ovos em um recipiente com água, já ela é uma espécie de sapo humanoide), a Razor Crest não pode viajar na velocidade da luz, ou seja, torna-se um alvo fácil.

É importante destacar o cuidado da produção para com os alienígenas que surgem na tela, utilizando os recursos que tem a sua disposição, mas, ao mesmo tempo, mantendo o espírito original da saga. O “Homem Formiga” com quem Peli Motto (Amy Sedaris) joga cartas na taverna é puro Star Wars.

O uso de animatrônicos em Mandaloriano busca manter o espírito da trilogia original

Há, durante todo o episódio, a tentativa de manter o humor sempre presente em Star Wars, embora, nem sempre eficiente (quem não se lembra do desastre que foi Jar Jar Binks). Para isso, a piada recorrente é a do Baby Yoda tentando e conseguindo comer vários dos ovos que estão no recipiente , sem que a passageira perceba, levando Mando a chamar sua atenção inúmeras vezes.

As cenas dele comendo os ovos, que deveriam ser cômicas, transformaram-se em polêmica, já que inúmeros internautas ficaram horrorizados com o fato do personagem estar devorando os filhos não nascidos da Mulher Sapo. A coisa toda alcançou tamanha dimensão, que obrigou o gerente de arte criativa da Lucasfilm, Phil Szostak, a vir a público para defender o pequeno Yoda:

“Para registrar, o Capítulo 10 de “O Mandaloriano” deixa claro que os ovos da Senhora Sapo não foram fertilizados, como os ovos de galinha que muitos de nós gostamos. Mas obviamente, galinhas não são seres sencientes e a criança comendo os ovos é para ser intencionalmente perturbador, para dar o efeito cômico”. 

Não, vocês não leram errado, o Baby Yoda quase foi cancelado!

Baby Yoda comendo os ovos da Mulher Sapo, cena quase rendeu o seu cancelamento

E se é para apelar para o lado nostálgico do fã de carteirinha de Star Wars, colocar dois X-Wings na tela é extremamente eficaz, e não, a Razor Crest não é páreo para dois caças da Nova República.

Se o roteiro do episódio 9 era simples, o do episódio 10 consegue ser ainda mais, porém, seu clímax é igualmente empolgante, graças a liberdade que Favreau tem de, não apenas utilizar as criaturas que já apareceram na saga, como criar novas, uma vez que tem a sua disposição inúmeros planetas e suas faunas em uma galáxia muito, muito distante.

Dessa vez, graças ao número imenso de aranhas do gelo, além da monstruosa mãe, o uso de efeitos especiais se faz necessário, e o resultado é excelente, digno de grandes produções.

X-Wings são nostalgia pura

Os pilotos de X-Wing, em suas poucas falas, revelam que o mundo de Star Wars após os eventos de “O Retorno de Jedi”, está longe de ser o que se esperava, com a Nova República enfrentando tempos conturbados, e levando a decisões que fujam do óbvio, pesando prós e contras, antes da lei e da ordem.

Com roteiro de Favreau, e direção de Peyton Reed, o episódio 10 cumpre o objetivo de nos levar de volta para a universo que nos apaixonamos, seja com seus alienígenas, suas naves, suas criaturas monstruosas, seu humor e sua aventura.

_________________________________________________________

Fernando Fontana é escritor e adulto amador, autor de “Deus, o diabo e os super-heróis no País da Corrupção” e da Graphic Novel “O Triste Destino da Namorada do Ultra Homem”, é criador deste site e colaborador do Canal Metalinguagem, onde escreve sobre filmes e quadrinhos antigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *