O Vale Nerd – Pabllo Vittar, Drag Queens e Nerdices

Por Everton Nucci

Olá todo mundo, bem vindes ao vale! Eu sou Everton Nucci e chegou o dia. Vou falar daquela que foi longe demais. Vou falar daquela que bugou a mente de todo mundo ao adotar um nome “masculino” para interpretar uma personagem feminina. Vou falar daquela cujo lançamento do primeiro álbum fez quadruplicar o surgimento dos gays no Brasil. Eu vou falar de Pabllo Vittar.

Todos já ouviram Pabllo Vittar, todos tem sua opinião formada e irredutível à respeito do funk nacional – ou você ama, ou você odeia – e todos tem sua opinião sobre a cultura Drag (eu sei que você já assistiu “RuPaul’s Drag Race”). Mas eu tenho que dizer que Pabllo Vittar não é exatamente funk, na verdade eu não sei bem qual é o estilo da cantora, sei que ela transita muito por diversos gêneros musicais, o que inclui muito fortemente o tecnobrega. A impressão que eu tenho é que ela pensa “Dá pra dançar? Então vou cantar!”

E se geralmente eu falo de uma obra qualquer do cinema, HQ, streaming e em certo momento me pergunto. “Ok, mas onde está o “Vale” para que a referida obra figure aqui no Vale Nerd?”. Dessa vez serei obrigado a fazer exatamente o contrário e perguntar: Ok, mas onde está a Nerdice para que a “Drag” figure aqui no Vale Nerd?

Bem meus queridos amigos, o que eu lhes digo é que a própria Pabllo é nerd. Eu já havia percebido a influência em certos momentos, como quando ela se fantasiou de Jessie da Equipe Rocket, quando ela dublou uma personagem no desenho animado “Super Drags” ou enquanto assistia a alguns clipes que me faziam pensar “estou reconhecendo essa referência!”. Mas foi na live do canal Omelete (nosso concorrente, não acessem) que eu a ouvi falando com todas as letras o quanto ela ama animes, cinema, séries e games.

Prepare-se para polêmica, polêmica em dobro!!!

A live do concorrente que vocês não devem assistir é essa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=owlK-GXuNVo&ab_channel=omeleteve. Mas nessa matéria em específico irei falar dos clipes e de toda a nerdice que os permeia.

Começando por “Problema Seu” um clipe tão cheio de roupas pretas, de couro e de látex que parece ter saído da cabeça das irmãs Wachowski. A temática envolve a invasão de um museu, tem drones, uma interface holográfica no rosto da Pabllo que lembra muito a do Homem de Ferro nos filmes da Marvel e a própria cantora diz ter buscado inspiração no filme “Mr. & Mrs. Smith” (no brasil “Sr. & Sra. Smith”) e no desenho francês “Três Espiãs Demais” (“Totally Spies!” no original).

Sua peruca loira também me lembra Milla Jovovich em  “O Quinto Elemento” ou “Le Cinquième élément” ou “The Fifth Element (pode escolher a língua) mas isso pode ser viagem da minha cabeça. O que é inegável é que os cabelos rosa e vermelho vivo são típicos de anime, ou de personagens de X-Men. Mas olha só o que eu acabo de ver! Por volta do minuto 1’40’’ há uma sequência de luta com guardas e se ao final a Pabllo não sobe as escadas fazendo a “corrida Naruto” eu não me chamo Everton. Após superar os lasers, ela rouba um diamante, e faz pose para observar a cidade do alto do museu, não posso dizer que a tomada me lembra o Batman, mas a Mulher Gato.

Confere aí as referências:

Minha segunda análise é também meu clipe preferido: “Buzina”, isso porque não vejo como o visual poderia ser mais nerd. Com naves espaciais, planetas desconhecidos, alienígenas, teletransportes, buracos de minhoca e sintetizadores de alimentos, o clipe remete muito ao clima de “Star Trek”, “Star Wars”, e todos os SCI-FI de espaço que você possa imaginar. No minuto 1’30’’, ela soltou um hadouken ou é impressão minha? E se a USS Enterprise tem sua clássica sigla “NCC 1701” gravada em sua fuselagem, a nave de Pabllo tem “NPN-OP”. Obviamente como nerd que sou fui pesquisar o que isso poderia significar, e encontrei. É uma referência à turnê “Não Para Não” e à produtora do vídeo: “Os Primos”.

Gosta de espaço? Então dá só uma olhada:

Querem mais coisas Nerd? O que acha de um vídeo praticamente todo feito no estilo animê, estou falando de “Rajadão”, o clipe da música que foi confundida com um hino de louvor gospel está cheio de referências às animações orientais e em certos momentos o visual da Drag me lembra o da personagem Tempestade líder dos “X-men”, o fato dela estar rodeada de nuvens disparando raios para todos os lados também ajuda bastante na impressão. Lá pelo minuto 2’00’’ ela ganha asas e sai voando pelos céus, referência? Angewomon, personagem que a cantora diz ser sua preferida da animação “Digimon”.

Quer desenho animado?

Bem como todos sabem sempre que faço uma lista no Vale Nerd ela vem em três, então esses são os “Três clipes LGBTQIA+ da Pabllo Vittar, nada aleatórios, e muito bons”. Mas não há como eu fechar a matéria sem fazer uma menção honrosa ao clipe do cantor CHAMELEO com participação especial da Pabllo: “Frequente(mente)”. O clipe está cheio, mas realmente cheio de referências ao universo cyberpunk, temos pessoas em tubos de ensaio, pessoas ligadas por cabos, referências que vão desde “Matrix” à “Batman Begins” e é dirigido pelo ex-colírio capricho, quase ex-youtuber (não sabemos ao certo), figurante do filme “Maze Runner”, Gay e militante da causa do vale: Frederico Devito. No meio do clipe ainda rola um toque da dança conhecida como “Vogue”.

Apenas aprecie:

E se você quiser conversar comigo, falar sobre Pabllo Vittar, seu clipe preferido ou sua Drag Queen preferida. Mande seu e-mail para contato@superninguem.com.br, ou deixe seu comentário logo abaixo.

E a dica do dia é vídeo do canal Meteoro no qual o clipe “Problema Seu” é analisado sob uma nova ótica, eles falam sobre o quanto um artista pode ser depreciado, ao mesmo tempo em que sua arte é enaltecida. Vale a pena conferir: 

Por hoje é só, obrigado por lerem essa coluna, continuem acessando o site e fiquem em paz!

_________________________________________________________________

Everton Nucci é tecnólogo por formação, servidor público por opção, ator por paixão, escritor fanfarrão, e finalmente concretizou o seu plano de fazer uma matéria sobre Pablo Vittar em um site de cultura Geek/Nerd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *