Muito provavelmente você já viu algo sobre esse anime, seja uma cena fora de contexto ou uma imagem que viralizou aleatoriamente como um meme, mas de alguma forma você o conhece.
One Punch Man, com sua primeira publicação em mangá no ano de 2009 e tendo continuidade até os dias atuais, conta com seus mangás e um anime com duas temporadas e a terceira já programada.
A história apresenta a vida de Saitama, homem de 25 anos que ficou careca de tanto treinar. Isso, careca de tanto treinar, você não leu errado. Em um mundo onde vários super-heróis lutam para defender as cidades dos ataques dos monstros, Saitama sempre foi um trabalhador comum frustrado com seu cargo e péssimo salário; uma abordagem repentina por um vilão semelhante ao Seu Siriguejo do Bob Esponja acabou influenciando em sua concepção sobre sua vida atual, fazendo-o se questionar sobre a vida que levava, se realmente queria manter isso ou se existia a possibilidade de mudar seu rumo.
Desde então passou a seguir estritamente um treino, cem abdominais, cem agachamentos, cem flexões e corridas de 10 km por dia, em um ano e meio, além de ficar absurdamente forte e insuperável, ainda ficou com a cabeça lisinha sem um único fio de cabelo.
Um tema trabalhado de forma bem discreta no início da história, chamando a atenção até mesmo de estudantes e profissionais da psicologia foi a forma que a depressão foi tratada, onde o protagonista atingiu seu objetivo e nada é maior que ele, passou a ser superior a todos, a falta de um objetivo ou um desafio tornou sua vida monótona, como o mesmo diz diversas vezes; sua vida é entediante e nada o entretém mais.
É algo até mesmo para ser questionado na vida real. Artistas famosos são os maiores alvos dessa situação, depois que atingem toda a fama e sucesso, muitos dizem que eles se desvirtuam dos caminhos corretos apenas por serem ricos e influentes, mas se vermos pelo ponto de vista apresentado pelo Saitama, eles se encontram em um patamar tão alto e invejável, que nada mais é um desafio, nenhum recorde está mais ali para ser quebrado, eles estão em busca de algo que os deixem na mesma adrenalina de quando a carreira individual estava começando a decolar, para se sentirem empolgados e ansiosos novamente.
Após um debate sério com diversos fãs do anime, a conclusão foi unanime; a segunda temporada pode ser totalmente ignorada, fingindo que a primeira é uma história fechada em 12 episódios. Os que acompanham o mangá sempre dizem que a sequência será melhor e só precisamos dar uma segunda chance, mas depois da grande decepção… A esperança é a mais difícil de voltar.
A primeira temporada é toda focada em como o Saitama é apenas um super-herói por diversão, que derrota os monstros para se entreter e ninguém encher o seu saco, até que o ciborgue Genos pede para ser seu aprendiz, desde então o seguindo para todos os lados com a finalidade de descobrir qual o segredo de tamanho poder, afinal seu maior objetivo é vingar sua família que foi destruída por um ciborgue enlouquecido; como único sobrevivente por um milagre, aquele era seu maior foco.
O desenvolvimento da aproximação de ambos é esplendido, a forma como o Saitama parecia receoso em ter um aprendiz, a forma que Genos queria sempre estar próximo de seu mestre, a raiva que o careca passou quando descobriu que pra ganhar dinheiro sendo herói precisava ser parte da Associação dos Heróis; é uma palhaçada atrás da outra.
Essa pegada piadista acabou se perdendo na segunda temporada, tentaram fazer uma jogada mais séria com uma trama mais política e não encaixou na cabeça dos fãs, e creio que seja preciso um milagre para recuperarem o estrago na terceira temporada.
Em conclusão; assistam a primeira temporada, de preferência dublado pois a dublagem brasileira é simplesmente maravilhosa e cheia de piadinhas nacionais, se perguntarem da segunda temporada você se joga no chão e finge que morreu.
Gostaria de deixar em off também que estou no fim de minha sanidade mental, como base para essa conclusão usei a medida do crush que eu fiquei no ciborgue Genos. Sinceramente, eu não aguento mais.
_______________________________________________________
Espectro Girl está temporariamente internada para tratamento psiquiátrico após começar a procurar por garotos que se pareçam com o ciborgue Genos