Nerd Paraense: Precisamos falar sobre WandaVision e o papel das mulheres nas hqs!!!

Por Lorena Soeiro

Gosto da diversidade abordada nas hqs da Marvel porem, dito isso, é importante ressaltar que – quase sempre – odeio os grandes arcos das heroínas femininas em suas hqs.

Tudo bem que uma série como WandaVision não ocorreria há 20 anos e devemos ser gratos por isso, mas ainda perpetua estereótipos das Hqs que são geralmente reproduzidos nos filmes.

O conceito de mulher foda, superpoderosa que – um belo dia – perde o controle e mata geral. Esse conceito é recorrente na Marvel. Temos Fênix Negra nos X Men e, o pior, ocorre mais de uma vez nas HQS da Wanda.

Parece que o conceito que dominava os escritores de hqs há décadas atrás era que, se alguma mulher tivesse tão grande poder, ela não teria inteligência emocional, causando assim a destruição mundial. No qual só um homem pode dar “Conta” daquela mulher e impedi-la de cometer o apocalipse…

Malditos homens que não erguem a tampa do vaso sanitário, vou promover o apocalipse!!!!

Nos grupos nerds em que eu participo é sempre mencionado que “Wanda é Louca”, que ela “surtou” e fez tudo aquilo sozinha, criando Domo e prendendo as pessoas lá.

Bem, eu pessoalmente, quero acreditar que há alguém por trás dela (alguém que a está manipulando e a fazendo criar o domo – notem como a escritura do terreno materializou-se logo depois dela desistir do Visão), possivelmente Mephisto ou Pesadelo (a palavra Pesadelo foi citada 2 vezes só no ultimo episodio), e que a Marvel vai se desprender desse conceito démodé de heroínas genocidas (tanto que Wanda estará, inclusive, lutando ao lado de Dr. Estranho no próximo filme do Mago).

Quero realmente crer que a nossa protagonista foi manipulada ao criar tudo aquilo. Não Vejo Wanda como vilã. Aliás, sempre a vejo querendo ajudar os outros.

Na cena em que ela entra em contato a primeira vez com a joia da Mente, acredito que ali seja a Própria Wanda vestida de feiticeira Escarlate indo ver seu “eu do passado” para conceder-lhe os poderes. Pois, se ela tivesse os poderes desta pedra, um dia poderia trazer o Visão de volta.

Ah, pronto, agora tudo é o Mephisto, Mephisto isso, Mephisto aquilo…larga do meu pé chulé, vocês não ouviram a música da Agatha, não?

Aliás, quanto ao seu irmão que estava no experimento, creio que ela também o ajudou, dando poderes para que ele pudesse sobreviver com ela, mesmo sabendo que este não era seu irmão biológico.

Minha teoria é o que FAKEPietro é, na realidade o irmão verdadeiro de Wanda. Que ela foi adotada. Se eu estiver certa, ela pode muito bem ser filha de Magneto separada do pai e irmão biológico desde cedo. Por isso o Mercúrio foi trazido, por ser seu irmão biológico.

Agatha também não parece ser vilã para mim. Pois creio que ela quer saber mais sobre a Magia da Wanda para poder utilizar poder de forma semelhante, que ela queira trazer alguém de volta a vida….

Sei que o final será triste, Wanda provavelmente terá seus filhos sequestrados (e só os terá de volta lá para o termino da 4ª fase, quando os garotos – já adolescentes – se unirão aos Jovens Vingadores.

Depois de tudo o que eu fiz ela ainda me chama de FAKEPietro…

Também quero ver o Visão do domo se fundir ao visão Branco. Este sobrevivendo, Wanda não ficara tão desolada e, de quebra, nem nós. Afinal, não merecemos ver Visao falecer pela 3 vez….

Pois bem, estou num baita hype para o episódio final deste show. Porque também estou na expectativa de ver Marvel quebrar paradigmas em sua 4ª fase. De romper com visões arcaicas de homens que criaram suas personagens nas décadas de 60. Pois, num mundo em que existe um termo de assassinato chamado feminicídio, não podemos, nós, mulheres sermos tachadas como loucas assassinas em hqs.

Wanda foi e está sendo manipulada, ela não é vilã e, com certeza, irá ajudar a eliminar o verdadeiro vilão do show que irá surgir no episódio derradeiro!!!

_____________________________________________________________

Lorena Soeiro quase destruiu o universo uma vez quando estava de TPM e sem chocolate em casa

Lorena Ferreira Soeiro é Professora tradutora de inglês, Nerd e DCnauta. Ocasionalmente viaja para participar de eventos Nerds e colabora com alguns sites de cultura pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *