Por Lorena Soeiro

Eu prevejo que, um dia, os historiadores do cinema estudarão a longa e tortuosa saga da Liga da Justiça. Tentarão compreender o porque de um blockbuster de história em quadrinhos com um orçamento total de aproximadamente US$ 370 milhões depois que Zack Snyder finalmente deu os toques finais em sua visão original, transformou-se em uma história tão cheia de reviravoltas inesperadas que gerará interesse nas próximas décadas…

Já quero um livro e/ou documentário sobre os bastidores desse longa. O filme mais falado no Twitter desde o ano passado é justamente um filme que já passou no cinema e está sendo relançado nesta próxima quinta – feira!!!

Os documentos do século XXI comprovam, a Warner não deu uma dentro!

ALGO INEDITO NA HISTORIA DO CINEMA

A versão do diretor não é um fenômeno novo na 7ª arte, mas convidar de volta um cineasta que partiu no meio da produção, entregando-lhe um pedaço considerável de mudança (cerca de 60 %) para reeditar completamente o filme e isso sem usar um único quadro disparado por seu antecessor, adicionar uma nova trilha sonora e efeitos visuais, reunir vários membros do elenco para refilmagens e dobrar o tempo de execução, tudo isso após três anos do seu lançamento, é algo totalmente inédito na história de Hollywood.

É fato notório que a única razão pela qual o Snyder Cut existe é porque a Warner Bros. sabia que geraria uma enorme publicidade e buzz para a HBO Max, sem mencionar um grande aumento no número de assinantes da plataforma. Na verdade, seria seguro dizer que, se HBO Max não existisse, a Liga da Justiça de Zack Snyder também não existiria, mesmo depois de pedidos de #realeasethesnydercut que ficou entre as top trends durante 3 anos.

Em Snydergod nós confiamos!

Claro que a HBO MAX resolveu apropriar-se da publicidade gratuita da Hashtag, alimentada pelo Snydergod (como ele é conhecido entre os fãs, SnyderDeus), e retuitada por milhares de DCnautas, como eu.

Os chefes do estúdio nunca foram convencidos de que o diretor voltasse ao projeto, mas acabaram concordando quando perceberam que havia dinheiro a ganhar. Um informante agora afirma que WB vazou metade do filme quase uma semana antes entre os que estavam comprando o filme do Tom & Jerry e reiniciou notícias de outros futuros lançamentos para deliberadamente desviar a atenção da Liga da Justiça nas redes sociais, pois eles não são exatamente grandes fãs dela…

“Eles simplesmente querem que ele desapareça”, diz o suposto informante. “A notícia de que Warner vazou o filme deliberadamente para enterrar The Snyder Cut nas redes sociais antes de seu lançamento na HBO Max.”

Embora isso soe como teoria de conspiração até certo ponto, se você está aguardando o SnyderCut, então você estava aguardando há muito tempo, e nada vai mudar isso…

No entanto, há a especulação de que, até mesmo lançar o Superman & Louis poucas semanas antes poderia facilmente distrair o público mais casual que permanece em cima do muro. Warner andou lançando material de Kong x Godzilla e aproximou sua estreia da Liga da Justiça.

Há boatos de que o filme estaria impressionando quem o assiste. Existem várias reviews positivos de críticos americanos. Até mesmo o roteirista de Os Vingadores rasgou elogios para o trabalho de Snyder.

Reunião de Executivos da Warner dispostos a afundar o SnyderCut!

Na última semana foi lançada outra hashtag #restorethesnyderverse e há boatos de que Snyder poderá ser chamado para dirigir o 3º filme da Mulher Maravilha, pois ele influenciou e produziu o primeiro que agradou bem mais a maioria do público, ao contrário da continuação do Wonder.

Seja como for, a verdade é que a Warner tem melhor chance de constituir um universo da DC com Zack Snyder. Mesmo que você não seja tão fã dele é inegável que ele tem uma visão e estilo próprio para os filmes e um conhecimento do Universo da DC, ao contrário da Warner – que como provou ao lançar o ultimo Liga da justiça, não faz ideia de como é a DC.

No mais, esse filme é uma vitória de cada um de nós que pediu para assistir a versão do diretor. Vitoria principalmente de Snyder que vai lançar o filme praticamente como deveria ter sido lançado (digo praticamente pois ele teve baixo orçamento para terminar um filme com o dobro da duração normal). Vitoria do Casal (a esposa de Snyder é produtora da Warner) que sobreviveu o suicídio da filha deles. Um dos motivos que o afastou de terminar o filme há mais de 3 anos. Ele está vendendo produtos do filme para arrecadar fundos de assistência a prevenção de suicídio. Vitoria dos fãs que criaram petições virtuais, hashtags que ajudaram esse filme a ser tornar real. Além da vitória de diretores que são forçados pelos estúdios a mudarem seu projeto, mas que poderão no streaming ter a possibilidade de passar a visão de sua obra ao grande público.

Só vem #snydercutjusticeleague !!!

____________________________________________________

Lorena Ferreira Soeiro é Professora tradutora de inglês, Nerd e DCnauta. Ocasionalmente viaja para participar de eventos Nerds e colabora com alguns sites de cultura pop, também investiga teorias da conspiração envolvendo executivos inescrupulosos.

3 Comments

  1. Ulisses Citrinitti disse:

    Excelente texto e visão, Lorena!
    Pois é, a Warner é a pior vilã da DC…
    Como podem, ter os principais heróis dos quadrinhos, que deram a origem aos demais desta e de demais editoras, e os tratam de qualquer jeito.
    Espero que o Zack’s Snyder Justice League venha para corrigir este grande tropeço do estúdio, dos executivos e dar a dignidade que o diretor, os atores, os personagens e os fãs tanto merecem.

  2. Leandro Lohan disse:

    Perfeito Lore! excelente e bela analise

  3. Ed Persona disse:

    Ótimo texto Lorena, parabéns… Também acho que isso será um marco e espero sinceramente que o resultado atenda as expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *