Conto: Tyson – Uma Força da Natureza

Se você é um fã de boxe, certamente sabe quem foi Mike Tyson, o boxeador mais jovem a sagrar-se campeão mundial, com um dos estilos mais agressivos de todos os tempos, alcançando 50 vitórias em sua carreira, sendo que destas, incríveis 44 foram por nocaute, muitas delas ainda no primeiro assalto.

Envolto em polêmicas e dificuldades financeiras, parte da cultura popular, a denominação “Força da Natureza” parece cair como uma luva para o pugilista que veio do Brooklyn, sendo, por essa razão, escolhida como título para o conto escrito por Antônio Carlos Novais, historiador e criador do site “Boxeando com a História”, que une as duas paixões do autor.

Em seu conto, Novais recua no tempo, e através de uma pesquisa meticulosa, nos apresenta o jovem Tyson, ainda com 14 anos de idade, dando seus primeiros passos no mundo do Boxe, orientado por seu primeiro treinador Cus D´Amato, lutando nos chamados Smokers, casas de lutas clandestinas que recebiam o nome devido a fumaça dos cigarros e charutos que tomava o ambiente, frequentadas entre outros, por Cafetões, Traficantes e Agiotas.

O conto tem o poder de nos transportar no tempo e mostrar o trabalho de D´Amato, buscando moldar um diamante bruto, um jovem inexperiente, tão jovem que precisou mentir sobre sua idade para poder participar de suas primeiras lutas, com golpes tão potentes que faziam tremer adversários muito mais experientes. O treinador enxergava enorme potencial em Tyson, mas ao mesmo tempo precisava mantê-lo distante das más influências do seu bairro.

Além das inúmeras técnicas utilizadas por D´Amato, todas muito bem detalhadas, há fatos curiosos, como a técnica inusitada utilizada por Tyson para ajudá-lo em uma de suas lutas, e que acabou fazendo com que ninguém chegasse perto do lutador por um tempo. Também é muito comum que pessoas considerem Mike um monte de músculos que ataca sem pensar, mas trechos no conto revelam que era um voraz leitor, ainda que não gostasse da escola.

As 67 páginas do conto passam rápido, com escrita fluida e direta, o autor nos faz querer ir um pouco adiante e saber mais sobre o passado dessa lenda do Boxe. Trata-se de um prato cheio para fãs do esporte e curiosos que ainda guardam na mente o lutador avançando e atacando seus adversários que tentavam desesperadamente se defender de sequências de golpes velozes a avassaladores.

Para saber mais não apenas sobre a história de Mike Tyson, mas outros lutadores, visite o site Boxeando com a História, e, caso tenha se interessado em ler o conto “Tyson: Uma Força da Natureza”, é só clicar no link abaixo e adquiri-lo na Amazon por apenas R$1,99.

E se você for assinante do Kindle Unlimited, o conto sai de graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *